Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COZINHA DA FLOSINHA

As minhas comidinhas, os meus docinhos, dicas, passeios, etc

COZINHA DA FLOSINHA

As minhas comidinhas, os meus docinhos, dicas, passeios, etc

Qua | 11.05.11

Iscas com Elas

Flosinha

Sei que muitas pessoas não gostam de iscas (figado), mas cá em casa só uma pessoa não gosta. Portanto umas vezes por outras faço.

Coloco aqui a receita porque este prato faz parte da nossa história gastronómica.

Como curiosidade e para explicar a expressão "Iscas com Elas", vou transcrever um pequeno texto que li no livro "Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa":

" É uma receita tipicamente lisboeta, Iscas com elas (elas são as batatas cozidas cortadas ás rodelas) era um prato vulgar na Lisboa do século XIX e principios do século XX. Eram famosas as iscas do Marreco das Iscas, ao Salitre, as da Travessa do Cotovelo, esquina com a Rua do Arsenal, comidas de pé, ao balcão e sem garfo, e ainda as da Travessa de S. Domingos e as da Magina, ás Portas de Santo Antão, citadas por Albino Forjaz de Sampaio na obra Volúpia ( A Nona Arte: a Gastronomia)".

________________________________________

Iscas Com Elas

Ingredientes:

500g de figado de vitela cortado ás tiras

100g de baço raspado (hoje em dia, não é facil arranjar isto, principalmente nas cidades, mas pode-se tentar nos talhos)

50g de banha ( costumo substituir por azeite)

1 folha de louro

3 dentes de alho

1 colher (sopa) de vinagre

3 colheres (sopa) de vinho branco

500g de batatas

Sal fino e pimenta q.b.

Preparação:

Colocam-se as iscas num prato fundo, tempera-se com sal fino, pimenta, a folha de louro partida ao meio, os dentes de alho cortados em rodelas, o vinagre e o vinho branco, mistura-se bem. Deixa-se assim durante 12 horas.

Leva-se ao lume uma frigideira com a gordura, quando estiver bem quente vão-se fritando as iscas sem as sobrepor. Logo que a parte inferior escureça, viram-se com um garfo e retiram-se da frigideira para não ficarem duras. Reservam-se.

Na gordura que ficou introduz-se o baço raspado e a marinada sem o louro e deixa-se engrossar o molho, mexendo fora do lume; juntam-se as iscas ao molho, dá-se-lhes umas voltas para envolver bem e colocam-se sobre rodelas de batatas cozidas com casca, mas descascadas, já dispostas na travessa ou em frigideiras individuais

2 comentários

Comentar post