Pastéis de Batata
Continuando a desfolhar as "Tele Culinárias" antigas. Que tenho encadernadas desde a nº 1 até á 500, depois desisti e agora compro quando alguma receita me chama a atenção, acabei por encontrar uma receita de uns Pastéis de Batata que é muito parecida com outra receita que já postei e gosto muito, Delicias de Batata. Os pastéis são parecidos, mas não levam amêndoa, de qualquer maneira não ficam atrás em paladar. Vale mesmo a pena experimentar, são fáceis e até se tornam menos dispendiosas.
Conforme diz na revista (Natal 84), esta receita é do Minho e está a ficar um pouco esquecida.
______________________________
Pastéis de Batata
Ingredientes:
250g de açúcar
150g de puré de batata bem enxuto
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
8 gemas
1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
1,5 dl de água
Preparação:
Cozem-se as batatas, escorrem-se bem e faz-se 150g de puré bem fino (deveria até ser passado pela peneira).
Num tachinho, leva-se ao lume o açúcar e a água, deixa-se levantar fervura e ferver uns dois minutos, retira-se do lume e junta-se-lhe primeiro o puré de batata e depois a manteiga, mexe-se bem, volta-se a levar ao lume sem parar de mexer com uma colher de pau e, quando ferver bem, retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Junta-se-lhe as gemas e a farinha, mistura-se bem e depois deita-se dentro de forminhas lisas, generosamente untadas com manteiga, principalmente no fundo, as forminhas devem ficar quase cheias.
Colocam-se num tabuleiro e levam-se a cozer em forno bastante quente. Quando estiverem lourinhos, retiram-se, desenformam-se e embrulham-se imediatamente em açúcar.