Tarte de Limão com Amêndoas
Mais uma receita tirada de outra Tele Culinária antiga (ano 1983). Tenho andado a desfolhar estas revistas e tenho encontrado muitas coisas (boas), que vou experimentar nos próximos tempos.
Esta tarte é uma delicia.
Como diz na revista, pode ser feita sem as amêndoas, mas fica melhor com elas. A forma deve ser de tamanho médio e, de preferência, com fundo desmontável.
Achei que era pouco recheio e então resolvi fazer as quantidades da receita e mais metade.
____________________________
Tarte de Limão com Amêndoas
Ingredientes para a massa:
250g de farinha de trigo
125g de margarina
75g de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
Ingredientes para o recheio:
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
200g de açúcar
Sumo e raspa de 1 bom limão
4 ovos
Para guarnecer:
60g de miolo de amêndoas
Escaldam-se as amêndoas, retira-se a pele, cortam-se em lâminas e secam-se no forno. (Eu comprei-as já peladas e laminadas)
Preparação da massa:
Numa tigela, amassa-se a margarina com o açúcar; depois junta-se o ovo e amassa-se; por fim, adiciona-se a farinha e o fermento e amassa-se tudo muito bem; forma-se uma bola e deixa-se repousar meia hora.
Entretanto prepara-se o recheio:
Mistura-se bem a farinha e o açúcar, junta-se-lhes os ovos, o sumo e a raspa de limão e bate-se tudo não demasiado.
Unta-se a forma, estende-se a massa ( como se puder: eu espalhei com os dedos), e forra-se com ela a forma sem deixar qualquer furo.
Deita-se dentro o recheio e sobre o receheio espalha-se as amêndoas com muito cuidado para evitar que se "afundem". (Decidi colocar no forno durante um bocadinho e só depois é que espalhei as amêndoas e resultou)
Coloca-se a tarteira com cuidado dentro do forno a 180º C. Verifica-se se está cozido com um palito e retira-se. Desenforma-se depois de fria, com muito cuidado.