Pão-de-Rala
Hoje a receita não é minha e também ainda não a fiz, mas não quis deixar de a partilhar. Foi uma amiga que me deu, pois sabe que é dos meus bolos favoritos e também me trouxe uma fatia, que estava deliciosa.
Esta receita é tipicamente alentejana, um pouco dispendiosa, mas como está aí a Páscoa e dias não são dias, que tal experimentar?
Pode sempre fazer-se metade da receita, não se fazem dois bolos, mas dá sempre para provar ou matar saudades.
______________________________
Pão-de-Rala
Ingredientes para a massa:
2 dl de água
500g de açúcar
Raspas de 1/2 limão
500g de miolo de amêndoa sem pele
18 gemas
Farinha para polvilhar
Recheio:
400g de doce de ovos
250g de fios de ovos
250g de doce de gila escorrido
Nota: Para não ter muito trabalho todos estes ingredientes podem comprar-se já feitos.
1 pitada de canela em pó
Preparação da massa:
Coloca-se um tacho ao lume com a água, o açúcar e as raspas de limão, deixa-se ferver. Junta-se a amêndoa moída e deixa-se levantar fervura novamente, mexendo sempre até engrossar. Assim que isso acontecer, retira-se do lume e acrescenta-se as gemas.
Leva-se a lume médio e mistura-se tudo bem com a vara de arames até verificar que a massa está a despegar-se do fundo do tacho.
De seguida, polvilha-se uma mesa com farinha e coloca-se a massa em cima dela, deixando arrefecer na totalidade. Com a ajuda de um rolo, estica-se o preparado com 4 mm de espessura e cortam-se dois círculos .
Preparação do recheio:
Mistura-se metade do doce de ovos com os fios de ovos e a outra metade com o doce de gila. Polvilha-se a massa com canela e, alternando entre eles, dispõe-se uma camada da mistura de fios de ovos no centro e outra da mistura de gila, até terminar os dois recheios.
Por fim, dobra-se as pontas da massa para cima e, dando-lhe o formato de pães, coloca-se num tabuleiro com bastante farinha. Leva-se ao forno por cerca de 30 minutos, a uma temperatura de 190º C. Retira-se o pão-de-rala depois de cozido e deixa-se arrefecer antes de servir.