Quarta-feira, 11 de Maio de 2011

Iscas com Elas

Sei que muitas pessoas não gostam de iscas (figado), mas cá em casa só uma pessoa não gosta. Portanto umas vezes por outras faço.

Coloco aqui a receita porque este prato faz parte da nossa história gastronómica.

Como curiosidade e para explicar a expressão "Iscas com Elas", vou transcrever um pequeno texto que li no livro "Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa":

" É uma receita tipicamente lisboeta, Iscas com elas (elas são as batatas cozidas cortadas ás rodelas) era um prato vulgar na Lisboa do século XIX e principios do século XX. Eram famosas as iscas do Marreco das Iscas, ao Salitre, as da Travessa do Cotovelo, esquina com a Rua do Arsenal, comidas de pé, ao balcão e sem garfo, e ainda as da Travessa de S. Domingos e as da Magina, ás Portas de Santo Antão, citadas por Albino Forjaz de Sampaio na obra Volúpia ( A Nona Arte: a Gastronomia)".

________________________________________

Iscas Com Elas

Ingredientes:

500g de figado de vitela cortado ás tiras

100g de baço raspado (hoje em dia, não é facil arranjar isto, principalmente nas cidades, mas pode-se tentar nos talhos)

50g de banha ( costumo substituir por azeite)

1 folha de louro

3 dentes de alho

1 colher (sopa) de vinagre

3 colheres (sopa) de vinho branco

500g de batatas

Sal fino e pimenta q.b.

Preparação:

Colocam-se as iscas num prato fundo, tempera-se com sal fino, pimenta, a folha de louro partida ao meio, os dentes de alho cortados em rodelas, o vinagre e o vinho branco, mistura-se bem. Deixa-se assim durante 12 horas.

Leva-se ao lume uma frigideira com a gordura, quando estiver bem quente vão-se fritando as iscas sem as sobrepor. Logo que a parte inferior escureça, viram-se com um garfo e retiram-se da frigideira para não ficarem duras. Reservam-se.

Na gordura que ficou introduz-se o baço raspado e a marinada sem o louro e deixa-se engrossar o molho, mexendo fora do lume; juntam-se as iscas ao molho, dá-se-lhes umas voltas para envolver bem e colocam-se sobre rodelas de batatas cozidas com casca, mas descascadas, já dispostas na travessa ou em frigideiras individuais

tags:
publicado por Flosinha às 17:22

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Eu Cozinho a 12 de Maio de 2011 às 15:20
Eu gosto de iscas, cortadas às tirinhas e bem temperadas! :)
De Fernão Santos a 25 de Outubro de 2014 às 21:53
Agradeço a simpática receita (deliciosa !) e aproveito para corrigir um pequeno erro, comum à grande maioria dos portugueses, a propósito do acompanhamento das iscas. É, de facto, vulgar e universalmente aceite que as "elas" com que se servem as fatias de fígado frito à portuguesa, sejam as batatas; para a maioria também fritas, para outros cozidas e servidas às rodelas. Puro engano! Este prato da gastronomia nacional é, pelo menos, tão antigo quanto o são, por exemplo, as tripas à moda do Porto, a mão de vaca com grão, as fressuras em alhada, a salada de orelha, a feijoada de chispe ou os pezinhos de coentrada: todas estas receitas datam do tempo do início da grande aventura das Descobertas, quando o Infante Navegador ordenou que todas as carnes de abate deveriam destinar-se exclusivamente ao abastecimento das naus. Ao povo restavam as miudezas e, com o espírito inventivo que se lhe reconhece, em breve as mesas populares se encheram com as mais diversas iguarias que tantas gerações têm alimentado. Ora tudo isto aconteceu (meados do século XIV) muito antes que Cristóvão Colon (e não Colombo) tivesse abordado as praias do continente americano (finais do século XV) de onde, como é sabido, provieram as plantas de tão apreciado tubérculo. Não garanto que as iscas sejam invenção alfacinha, porquanto em lado algum lhes consegui encontrar as origens. Mas não tenho dúvidas ao afirmar que as famosas "elas", batatas não são! E atendendo ao recheio suplementar do prato, atrevo-me a sugerir que serão as AZEITONAS as indefectíveis companheiras das saborosas iscas. Concordam com a lógica do meu raciocínio ?

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Bolo de Milho, Coco e Lar...

. Tarte Folhada de Queijo e...

. Nugget de Frango

. Tarte de Maçã

. Bolo de Tortilha

. Tarte de Chocolate e Bola...

. Dia da Criança

. Rolo de Espinafres

. Pipocas Caramelizadas

. Arroz Primaveril

.arquivos

.tags

. acompanhamentos(5)

. aniversario(2)

. aproveitamentos(6)

. arroz(2)

. bolinhos biscoitos e bolachas(13)

. bolos(35)

. bolos e bolinhos(42)

. carnes(50)

. compotas(5)

. diversos(36)

. doces de colher(59)

. entradas(6)

. festas(5)

. guloseimas(1)

. legumes(6)

. massa(3)

. molhos(1)

. natal(4)

. pão(2)

. pasteis(3)

. peixes e marisco(28)

. pizza(1)

. recheios e coberturas doces(1)

. salgados(15)

. soja(2)

. sopas(10)

. tartes(3)

. tartes doces(6)

. tofu(1)

. tomé(1)

. tortas(1)

. vegetariano(6)

. todas as tags

.locais que visito

.Amigos Benvindos

Web Page Counter
Weight Watcher Coupon
Todas as receitas estão no Petitchef
Top blogs de receitas
blogs SAPO

.subscrever feeds