Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COZINHA DA FLOSINHA

As minhas comidinhas, os meus docinhos, dicas, passeios, etc

COZINHA DA FLOSINHA

As minhas comidinhas, os meus docinhos, dicas, passeios, etc

Ter | 12.08.08

Croissants

Flosinha

Uns croissants para o pequeno almoço ou para o lanche, sabem sempre bem. Vi esta receita na "Mulher Moderna na Cozinha" e resolvi fazer, como resultou numa quantidade razoavel, congelei alguns que só terei que levar ao forno quando quiser.

Fiz apenas a receita base, mas deixo aqui a receita para dois recheios.

___________________________

Croissants

Ingredientes:

25g de fermento de padeiro

1 dl de leite

800g de farinha

200g de açúcar

275g de manteiga á temperatura ambiente

6 ovos

Preparação:

Dissolve-se o fermento no leite e adiciona-se 45g de farinha. Á parte envolve-se a restante farinha com o açúcar, faz-se uma cavidade e coloca-se 175g de manteiga e os ovos. Amassa-se bem, junta-se a mistura de leite e fermento, se for necessário junta-se mais um pouco de leite morno, para que o preparado fique macio e não se cole ás mãos. Deixa-se levedar, por 30 minutos.

Estende-se a massa, com um rolo, numa superfície enfarinhada, barra-se com a restante manteiga. Dobra-se a massa em três e volta-se a estender com a ajuda do rolo da massa. Torna-se a dobrar e deixa-se repousar, durante dez minutos, no frigorifico.

 

Finalmente, estende-se a massa, novamente, em forma de rectângulo, apara-se e divide-se em pequenos triângulos.

Enrolam-se da parte mais larga (base) para a parte mais fina.

Colocam-se num tabuleiros enfarinhado e leva-se ao forno a 180º C por cerca de 20 minutos. Polvilham-se com açúcar em pó.

Podem  fazer-se assim simples ou recheados.

 

Maçã e Amêndoa

Ingredientes:

2 maçãs

0,8 dl de água

2 colheres (sopa) de açúcar

1 chávena (chá) de creme de pasteleiro

4 colheres (sopa) de amêndoa torrada e picada

gema de ovo e açúcar em pó q.b.

Preparação:

Descascam-se as maçãs e retiram-se os caroços, cortam-se aos cubos e colocam-se num tacho. Adiciona-se a água e o açúcar e leva-se a lume brando. Deixa-se cozinhar um pouco e retira-se.

Acrescenta-se o creme de pasteleiro e metade da amêndoa e leva-se novamente ao lume, mexendo sempre, até ferver bem; retira-se e deixa-se arrefecer. De seguida, coloca-se um pouco de preparado, nas bases dos triângulos da massa dos croissants e enrola-se.

Deixa-se levedar durante 30 minutos e dispõem-se num tabuleiro. Pincela-se com a gema, cobre-se com a restante amêndoa e leva-se ao forno, a 180º C, cerca de 20 minutos. No final polvilha-se com açúcar em pó.

Creme de Pasteleiro

Ingredientes:

70 g de açúcar

1 colher (sopa) de farinha

2 ovos

2,5 dl de leite

1 colher (café) de aroma de baunilha

Preparação:

Junta-se o açúcar com a farinha, os ovos e o leite de modo a ficar bem dissolvido. Leva-se a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retira-se do lume e adiciona-se o aroma de baunilha. Deixa-se arrefecer, mexendo de vez em quando, antes de aplicar.

Cremosos

Ingredientes:

1,5 dl de água

250g de açúcar

Raspa de 1 limão

400g de queijo fresco

1 gema

Queijo ralado q.b.

Preparação:

Ferve-se a água com o açúcar e a raspa de limão e vai-se mexendo, até atingir ponto-fio. Passa-se o queijo fresco por um passador e adiciona-se á calda. Leva-se, de novo, ao lume, mexendo até engrossar. Deixa-se arrefecer. Coloca-se um pouco de preparado, nas bases dos triângulos da massa dos croissants e enrola-se.

Deixa-se levedar durante 30 minutos e dispõem-se num tabuleiro. Pincela-se com a gema, polvilha-se com queijo ralado e leva-se ao forno, a 180º C, cerca de 20 minutos.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Flosinha

    16.08.08

    Olá Madalena
    Obrigada por gostar do meu blog. A receita das gelatinas só leva uma saqueta de cada e fica uma quantidade muito razoável. Pode fazer-se com outros sabores a gosto e até com mais uma ou duas variedades. É um doce para se usar a imaginação.
    Beijokas
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.